Vai tirar a carteira de motorista e precisa de dicas para passar na prova do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN)? Preparamos um guia completo para você saber todas as dicas de como passar na autoescola e garantir a tão sonhada carteira de motorista.
NA AUTOESCOLA
Você quer alcançar o seu objetivo de ter a sua carteira de motorista? Então você deve bem saber que o primeiro passo é se matricular em uma autoescola regularizada pelo DETRAN e assistir a aulas teóricas e fazer aulas práticas.
No total serão 45 horas de aulas teóricas. Cada aula tem duração de 50 minutos. Os temas incluem:
Direção defensiva, com 16 horas de aula;
Primeiros-socorros, com quatro horas de aula;
Mecânica, com três horas de aula;
Legislação, com 18 horas de aula;
Meio-ambiente, com quatro hora de aula.
Para esse momento, a dica de como passar na autoescola é: nunca se atrase e lembre sempre de registrar a sua presença pelo marcador de biometria. Além disso, vale se programar e deixar todas as aulas agendadas para que você não atrase os demais processos.
Não vale a pena desperdiçar seu tempo sem prestar atenção nessas aulas. Afinal, você precisará apresentar seus conhecimentos sobre esses temas na prova do DETRAN, que vamos falar um pouco mais à frente.
Depois dessa etapa concluída, é hora das aulas no simulador de direção. Parece até uma brincadeira de videogame, mas deve ser levado a sério. Aqui, nesse simulador, você poderá testar habilidades que não são permitidas nas vias de trânsito. Então aproveite a oportunidade e teste a sua capacidade. Essa é uma dica importante de como passar na autoescola.
Por fim, são necessárias 20 aulas práticas em vias de trânsito e acompanhadas de um instrutor. Ele poderá lhe dar dicas preciosas para o momento da prova prática do DETRAN. Fique atento a tudo que acontece na rua e entenda as suas principais dificuldades. Essa é a hora de aprender dirigindo.
AS PROVAS DO DETRAN
Como mencionamos aqui, a prova teórica é o seu primeiro desafio e deve ser levada a sério se você quer saber como passar na autoescola.
Ela é composta por 30 questões múltipla-escolha, que variam proporcionalmente com o total de horas de cada tema.
Você pode fazer a prova da maneira convencional, aplicada em sala com prova em papel, ou eletrônica.
Para ser aprovado você precisa acertar 70% da questões, ou seja, 21 respostas. Vale ressaltar que em alguns estados o DETRAN determina outro total de questões, mas a equivalência de acertos para aprovação permanece.
Caso você seja reprovado, o DETRAN estabelece o prazo mínimo de 15 dias entre uma prova e outra.
Terminado esse processo e aprovação do exame teórico e das aulas que já explicamos acima, você poderá enfim agendar o seu exame prático.
Segundo o DETRAN, para o exame prático são exigidas as seguintes competências:
Estacionar em vagas limitadas por balizas removíveis;
Conduzir o veículo em via pública, urbana ou rural.
Você terá entre dois a cinco minutos para completar a prova de baliza. Esse tempo é determinado pelo DETRAN e também pode variar de acordo com o seu Estado.
Se você irá fazer o exame para direção de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) da categoria A, ou seja, para veículos de duas rodas, como as motos, a prova envolve outros desafios:
Ziguezague em, no mínimo, quatro cones, alinhados com distâncias de 3,5 metros entre eles;
Prancha ou elevação com oito metros de extensão, 30 centímetros de largura e três centímetros de altura com entrada chanfrada;
Sonorizadores com réguas de largura e distância de oito centímetros e altura de dois centímetros e cinco milímetros, e com dois metros e meio de comprimento;
Duas curvas sequenciais de 90 graus em formato de “L”;
Duas rotatórias circulares para manobras com formato de “8”.
HABILITAÇÃO PROVISÓRIA
Tanto a categoria B, para carros, quanto a A, você poderá ser reprovado ao cometer faltas. Ou seja, erros de execução da direção. Caso você some mais de três pontos durante a prova, você estará reprovado.
Mas, se a notícia for boa e você não tiver qualquer falta, pode comemorar porque as dicas de como passar na autoescola deram certo.
A CNH é sua e em breve você irá receber a Habilitação Provisória, com validade de um ano. Com ela, você já pode conduzir seu veículo e, depois desse período, você receberá a definitiva.
Tenha cautela. Se você recebe multas graves ou gravíssimas, ou mais de uma infração média nesse período, você perde o direito a receber a sua habilitação definitiva. E não se esqueça de fazer o seguro auto do seu carro.
DICAS GERAIS
Isso tudo ficou parecendo muito difícil e você quer saber como passar na autoescola? Então não se preocupe e veja algumas dicas gerais para você se sair bem.
Seja estudioso
Não é porque você não está na escola ou na faculdade que você deve deixar os livros de lado e não estudar. Todo o conteúdo da prova estará nesse material didático. Estar preparado para a prova significa estudar esse conteúdo.
Seja pontual
Cumpra corretamente os horários das aulas. Programe-se para chegar com calma aos locais de prova, prática e teórica. A pressa só traz ainda mais tensão e as chances de erro aumentam.
Tenha cautela
Na prova teórica, todo cuidado é pouco, afinal, as questões são de múltipla-escolha. Uma vez a opção marcada, você não poderá rasurar ou voltar atrás. Já na prova prática, lembre-se que você treinou bastante para estar ali. O seu nervosismo só irá atrapalhar a sua habilidade.
Cuidado com as pegadinhas
Prova teórica do DETRAN também tem aquelas questões “pegadinhas” que a resposta parece óbvia, mas não é bem assim. Por isso, tenha muita atenção e faça uma boa leitura da questão antes de decidir a sua resposta.
Administre o seu tempo
Toda prova tem um tempo que precisa ser respeitado ou você perderá a sua chance de concluir. Faça simulações e organize-se antes de ir para as provas.
Pratique
Está inseguro? Então pratique mais a habilidade prática agendando novas aulas com seu instrutor, além das obrigatórias. Faça também mais exercício no simulador.
Confie em você
Se você conseguiu se dedicar e investiu seu tempo com qualidade na autoescola, confie que tudo irá sair como o esperado. Fique atento e boa sorte!